Porquê contratar a Ubinaweb para o seu e-mail marketing?

Para o seu programa de e-mail marketing, deve contratar recursos internos ou externalizar toda a gama?

Há pouco tempo, um estudo da Twilio confirmou que o correio eletrónico é um dos canais preferidos de 83% dos compradores quando falam com empresas. Obviamente, o marketing por correio eletrónico funciona. Mas quando alguém lhe dá o seu endereço de correio eletrónico, está a confiar na sua empresa e tem a responsabilidade de proteger e manter essa confiança. Esta situação está para além da compreensão de algumas organizações, em especial das que estão a iniciar-se no marketing por correio eletrónico. As pequenas equipas internas também têm dificuldades com o marketing por correio eletrónico, especialmente quando se trata de estabelecer os princípios básicos.

  • Como identificar o público certo e criar segmentos relevantes para cada campanha?
  • Que nível de personalização deve ser incluído?
  • Como entregar as mensagens de correio eletrónico nas caixas de entrada dos destinatários e fora das suas pastas de spam?
  • Que ferramentas são necessárias para planear, conceber e entregar campanhas rapidamente?
  • Que competências técnicas são necessárias para o design gráfico, a codificação HTML, a administração de dados, os testes A/B e a análise pós-campanha?
  • Como pode maximizar o valor das campanhas de correio eletrónico para o seu público-alvo e para a sua marca?
  • Deverá subcontratar apenas algumas fases do seu programa de marketing por correio eletrónico ou será melhor subcontratar todo o programa?

Um fornecedor especializado em marketing por correio eletrónico como a Ubinaweb pode tratar de todos estes aspectos para que não tenha de se preocupar com as complexidades do seu programa de marketing por correio eletrónico. Também podemos gerir todos os aspectos do ciclo de vida do seu marketing por correio eletrónico, desde a criação de modelos e gestão de campanhas até à automatização, testes e análises. Isto alivia a carga da sua equipa de marketing e proporciona o elevado ROI que pode (e deve) esperar do marketing por correio eletrónico.

Aqui estão 7 razões para subcontratar todo o seu marketing por correio eletrónico a uma equipa offshore como a da Ubinaweb

1. O marketing por correio eletrónico é eficaz, mas exige muito trabalho

O marketing por correio eletrónico percorreu um longo caminho desde que a primeira mensagem de correio eletrónico foi enviada em 1978 pela Digital Equipment Corp (atualmente extinta) para uma audiência de 400 pessoas. Existem várias ferramentas, como os fornecedores de serviços de correio eletrónico (ESP) ou as plataformas de CRM, para ajudar as empresas a racionalizar os seus programas de marketing por correio eletrónico.

Mas mesmo com as ferramentas certas, o esforço pode esgotar os seus recursos se estes forem limitados. A sua equipa interna pode ser capaz de gerir e-mails semanais ou mensais, como newsletters. Mas para aumentar as conversões e as vendas, interagir com os clientes com designs bonitos e promover a sua marca de forma mais eficaz, também precisa de implementar campanhas de marketing relacional, campanhas de abandono de carrinho, e-mails interactivos, e-mails dinâmicos, etc. Além disso, é necessário gerir e otimizar vários aspectos, como o design, a automatização, as métricas, a capacidade de entrega, os prazos de entrega, etc., o que não é fácil para uma equipa inexperiente. Além disso, gerir o programa de marketing por correio eletrónico do princípio ao fim exige um investimento em tempo, competências e dinheiro - algo para que a sua equipa interna pode não estar equipada ou preparada.

As campanhas de correio eletrónico modernas que atingem com êxito os seus objectivos contêm textos personalizados, layouts fáceis de navegar, botões estratégicos de CTA (apelo à ação), bem como elementos que exigem competências técnicas e/ou comerciais, como o mapeamento do percurso do cliente, a codificação HTML, a criação de GIF, o design de imagens, a criação de fluxos de trabalho automatizados, etc. Se o seu marketing por correio eletrónico fizer parte de uma estratégia de marketing digital holística, também precisará de pessoas com competências em testes A/B e análise. Embora possa contratar estas pessoas internamente, o custo pode ser mais elevado do que o ROI esperado, especialmente no início. Neste cenário, talvez seja melhor subcontratar o seu marketing por correio eletrónico a uma equipa dedicada e qualificada como a Ubinaweb.

2. Melhoria das taxas de resposta

O êxito de uma campanha de correio eletrónico depende da utilização e do acompanhamento das mais recentes métricas de conversão, como o clique para comprar e o clique para ação, e não das taxas de abertura. Incentivar os leitores a abrir as suas mensagens de correio eletrónico, a lê-las e a clicar na oferta que pretende que aceitem requer um plano de ação bem escrito, cuidadosamente ponderado e redigido. Erros de redação e de design ineficazes, por mais simples que sejam, podem reduzir drasticamente as taxas de resposta e de cliques.

3. Uma melhor capacidade de entrega

A subcontratação de campanhas de correio eletrónico dá às empresas a experiência de que necessitam para cumprir as melhores práticas actuais e construir relações positivas e de longo prazo com os ISP. Além disso, as equipas subcontratadas já dispõem de soluções para garantir estatísticas de entrega mais precisas do que as que a gestão interna consegue obter por si só.

Inclua programas robustos de teste de spam e soluções de primeiro nível para gerir sinais de alerta baseados no sistema, como cabeçalhos falsos do Outlook e mensagens sem texto, e a probabilidade de os seus leitores não receberem as suas mensagens diminui drasticamente. À medida que a tecnologia de filtragem de correio eletrónico evolui, os requisitos dos ISPs aumentam e os riscos associados ao bloqueio de correio eletrónico com base em autorização prévia se multiplicam, a experiência interna tende a ter um desempenho rapidamente inferior.

Externalizar o seu marketing por correio eletrónico em vez de o manter internamente pode aumentar o seu desempenho em 400%.

4. A subcontratação é preferível, especialmente quando o tempo é escasso

Para algumas campanhas de correio eletrónico, o tempo é o fator mais crítico. Isto pode dever-se ao facto de estar a realizar uma campanha pontual (por exemplo, uma venda na Black Friday) ou ao facto de certas mensagens de correio eletrónico terem de ser enviadas dentro de um prazo específico (por exemplo, mensagens de agradecimento ou de confirmação de registo). Se a sua equipa de marketing interna já está a fazer malabarismos com vários projectos, pode não ter a largura de banda necessária para se concentrar em tais campanhas e satisfazer as exigências críticas do calendário.

A formação do seu pessoal em marketing por correio eletrónico é uma tarefa necessária a longo prazo, mas dispendiosa. Além disso, o seu pessoal pode não ser capaz de lidar com várias urgências concorrentes ao mesmo tempo. Devido à política e às pressões internas da empresa, é fácil que as campanhas de correio eletrónico sejam completamente esquecidas ou se tornem projectos aleatórios, descuidados e ineficazes, realizados por funcionários sobrecarregados de trabalho. As empresas (especialmente as PME) não podem facilmente formar pessoal de marketing interno com o nível e a experiência equivalentes aos dos profissionais de marketing por correio eletrónico subcontratados sem quadruplicar os seus custos.

A subcontratação pode permitir que a sua equipa se concentre nas suas tarefas principais e se mantenha atenta ao panorama geral, enquanto a agência se ocupa destes projectos de duração limitada. Podemos gerir o planeamento, a conceção e a análise das campanhas sem qualquer intervenção da sua parte. Também podemos criar ou modificar modelos, configurar a automatização, identificar, configurar e acompanhar as métricas correctas e gerir as campanhas do início ao fim. Também fornecemos informações exclusivas, contributos estratégicos e gerimos sem problemas o ciclo de vida completo do marketing por correio eletrónico, para que a sua equipa não tenha de o fazer.

5. A automatização (Marketing Automation) é mais fácil de falar do que de fazer

Muitas marcas utilizam a automatização do marketing para enviar campanhas rapidamente. Normalmente, os e-mails automatizados são enviados com base no comportamento do utilizador e em dados históricos. Por exemplo, se um leitor preencher um formulário para descarregar um livro branco gratuito, pode enviar-lhe automaticamente um e-mail com o documento descarregável em anexo. A automatização também é ideal para a criação de contactos. Assim, se um dos seus assinantes abrir uma das suas newsletters e fizer uma compra na sua loja de comércio eletrónico, pode adicioná-lo a um segmento separado e transferi-lo para um novo fluxo de trabalho para lhe oferecer conteúdos exclusivos ou ofertas especiais.

Isto requer a utilização eficaz de uma plataforma de automatização de correio eletrónico. Também requer uma boa compreensão do comportamento do público e a capacidade de analisar esse comportamento e atuar em conformidade. Por todas estas razões, a criação de fluxos de trabalho automatizados pode tornar-se complicada e morosa. Além disso, estas plataformas têm geralmente uma curva de aprendizagem que pode ser demasiado acentuada para a sua equipa interna não especializada. Mas as nossas equipas já estão a utilizar estas ferramentas. E como já têm formação, podem facilmente tirar partido destas ferramentas para obter os resultados de que necessita num período de tempo mais curto e a um custo mais baixo.

6. Tire o máximo partido dos seus dados

A disponibilidade de dados oportunos, completos, actualizados e de boa qualidade pode fazer a diferença crucial entre uma campanha de correio eletrónico bem ou mal sucedida. Assim, por exemplo, se as taxas de abertura e de cliques das suas mensagens de correio eletrónico forem baixas, isso pode indicar que as suas linhas de assunto não são muito boas ou que está a enviar mensagens de correio eletrónico para o segmento errado (por exemplo, uma mensagem de correio eletrónico com uma oferta especial de produtos para bebés para um segmento de homens com 60 anos ou mais). Os dados também podem revelar outros problemas, como a falta de personalização, a falta de incentivos adequados, a utilização de conteúdos irrelevantes ou agressivos, a utilização de palavras de spam, a apresentação complicada do correio eletrónico, demasiadas hiperligações, botões ambíguos ou hiperligações CTA, etc.

Outras medidas importantes a que deve estar atento incluem:

  • Taxas de anulação de subscrição
  • Queixas de spam
  • Taxa de rejeição
  • Taxa de entregabilidade

Mas um marketing por correio eletrónico bem sucedido exige mais do que monitorizar estatísticas e assinalar caixas. Também é necessário analisar estas métricas e responder a perguntas como:

  • Estamos a atingir os objectivos da nossa campanha?
  • Quais são os principais problemas que nos estão a impedir?
  • O que precisamos de fazer para melhorar e otimizar as nossas campanhas futuras?

Este conhecimento pode ajudá-lo a identificar lacunas no seu programa de marketing por correio eletrónico e a criar melhores campanhas no futuro. Tudo isto requer uma forma de pensar iterativa que a sua equipa interna pode ainda não estar equipada para gerir.

7. As restrições orçamentais e a necessidade de escalabilidade podem rapidamente tornar-se insuperáveis.

Uma das melhores coisas do marketing por correio eletrónico é que mesmo as pequenas empresas com orçamentos reduzidos podem começar. Depois, à medida que a sua empresa cresce e as suas necessidades de marketing por correio eletrónico se alteram, pode expandir uma campanha existente ou lançar uma nova. No entanto, para ser bem sucedido com uma equipa interna, pode necessitar de competências especiais adicionais que podem exigir a adição de mais recursos ou o investimento em mais tecnologia. O primeiro requer um investimento adicional em tempo (publicidade, manutenção, formação, etc.) e dinheiro (salários, outras remunerações, etc.). E depois, após a contratação, há sempre a possibilidade de estes novos recursos não funcionarem tão bem como esperado. Estes problemas são menos prováveis e mais fáceis de resolver quando contrata uma agência de e-mail marketing como a Ubinaweb, porque a sua equipa de especialistas define os objectivos certos, planeia estratégias orientadas para os resultados, identifica segmentos de clientes, cria conteúdos e design eficazes e gera relatórios ricos em dados para garantir o sucesso da sua campanha de e-mail, desde o planeamento e desenvolvimento da estratégia até à sua implementação e mais além.

Quando é necessário prolongar uma campanha, por exemplo, porque a dimensão do seu público aumentou, a equipa subcontratada pode adaptar-se facilmente e apresentar excelentes resultados. O redimensionamento também é mais fácil. Por exemplo, se já enviou todos os seus e-mails e não estão previstas mais campanhas durante vários meses, não tem de se preocupar com recursos humanos internos ociosos ou com o pagamento de ferramentas de marketing por e-mail dispendiosas que não estão a ser utilizadas. Muitas empresas especializadas em marketing por correio eletrónico cobram numa base de "pagamento por utilização", pelo que só paga os serviços que utilizar durante um determinado número de dias, semanas ou mensagens de correio eletrónico. Não tem de se preocupar em pagar-lhes durante os períodos de abrandamento e não tem os grandes custos fixos de apoiar uma equipa interna.

Exija mais do seu marketing por correio eletrónico. Externalize!

Se a sua equipa interna de marketing por correio eletrónico tem apenas um conhecimento básico das ferramentas, fluxos de trabalho e estratégias necessárias, considere a possibilidade de subcontratar uma equipa de especialistas offshore. Esta equipa pode ser muito mais rentável do que uma equipa interna e pode pôr as suas campanhas de correio eletrónico a funcionar em muito pouco tempo. Além disso, se pretende expandir ou alargar todo o seu programa de marketing por correio eletrónico, mas não dispõe dos recursos (humanos ou tecnológicos), a subcontratação é uma excelente forma de o fazer, sem gastar muito dinheiro.

Por isso, quer precise de ajuda com aspectos individuais, como a segmentação de audiências, a automatização do fluxo de trabalho, a conceção e codificação de modelos ou a análise de desempenho, quer queira deixar todo o seu programa de marketing por correio eletrónico nas mãos de especialistas, entre em contacto connosco. Os nossos serviços de marketing por correio eletrónico eficazes, abrangentes e económicos preencherão rapidamente as lacunas da sua abordagem de marketing e ajudarão a sua empresa a atingir os seus objectivos de envolvimento dos clientes, conversão e branding. Para saber mais, descubra os nossos serviços ou contacte-nos.